
Projeto

O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
Jean-Paul Sartre

PROJETO FLOReSER
O projeto FLOReSER é desenvolvido pela Associação Beneficente – ESCOLA SÃO PAULO MINAS e parte de um projeto maior, junto ao Ministério Público Estadual da Comarca de São Simão - SP e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
De acordo com a promotoria pública de São Simão, a comarca, que abrange os municípios de São Simão e Luís Antônio, está entre as três que registram os maiores números de ocorrência de violência contra mulheres no estado de São Paulo. Sendo que o contingente populacional destes municípios é em torno de 30 mil habitantes.
Atendendo à esta demanda social e à solicitação do Ministério Público, a ESCOLA SÃO PAULO MINAS desenvolveu o projeto FLOReSER – que visa prevenir novos casos, diminuir o impacto da violência na vida dessas mulheres, a reestruturação e fortalecimento emocional e a sua autonomia, fornecendo apoio emocional e o incentivo a reinserção profissional.
O projeto conta com a infraestrutura física da ESCOLA SÃO PAULO MINAS, e tem como facilitadoras uma assistente social, equipe de psicologia (psicóloga e estudantes do 4º e 5º anos de graduação em psicologia), além de oficinas educativas e parcerias com SEBRAE, SENAI e SENAC.
AÇÕES E INICIATIVAS JUNTO AS MULHERES
ACOLHIDA INDIVIDUAL DE CADA PARTICIPANTE ENCAMINHADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO E CRAS:
Neste primeiro contato será feito o prontuário de cada mulher e tem como principais objetivos: apresentar o projeto e conhecer cada participante, ouvir suas vivências, bem como saber sobre as suas expectativas e necessidades. Nesta etapa serão firmados também termos de consentimento e/ou de adesão às atividades do projeto.
ENCONTRO COM O GRUPO DE MULHERES E AS FACILITADORAS DO PROJETO
Após ouvir individualmente cada mulher, será feito encontros com as mulheres e as facilitadoras, onde cada uma das participantes poderá se apresentar e conhecer umas as outras.
O objetivo é que, ao conhecerem umas às outras, elas compartilhem suas vivências e emoções, se identifiquem como grupo e se fortaleçam como pessoas pertencentes à sociedade e autoras das suas existências.
Além do exercício de escuta e compartilhamento de histórias e vivências, serão realizadas dinâmicas de grupo e conversas temáticas com profissionais convidados. Alguns destes temas serão sobre empoderamento feminino, direitos, administração financeira (controle financeiro), e outros temas que as inspirem sobre o autocuidado, autorrealização e o resgate da cidadania.
PERIODICIDADE: Estes encontros em grupo serão realizados quinzenalmente.
s.
ESCUTA INDIVIDUAL
Com a supervisão de um(a) psicólo(a), será feita uma escuta individual com cada participante que sentir necessidade de ser ouvida e acolhida individualmente. Serão conversas não diretivas, seguindo os preceitos de abordagens fenomenológicas, principalmente a abordagem fenomenológica humanista centrada na pessoa.
RELIZAÇÃO DE OFICINAS
Estamos oferecemos a oficina de dança junto com as mulheres da comunidade com os objetivos de:
- fornecer instrumentos que promovam o fortalecimento emocional e o resgate do autorrespeito e autovalorização de cada participante do projeto.
- Incentivar atividade física e autocuidado para que estas mulheres.
PALESTRAS EDUCATIVAS
Em parceria com o Ministério Público, Polícia Militar, OAB e profissionais de diversas áreas, oferecemos educação em direitos, cidadania, saúde e empreendedorismo.
CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Pela parceria já consolidada com o SENAI e SEBRAE, realizamos cursos voltados para esse público com empresas parceiras para a inserção no mercado de trabalho e noções de empreendedorismo sustentável.

MURAL DE OFICINAS EM ANDAMENTO
Aula de dança:
Objetivo: resgate da autoestima, apropriação e conhecimento dos seus corpos, fortalecimento da união do grupo e descontração e relaxamento.
Periodicidade: 1 vez/semana
PARCERIAS EM ANDAMENTO:
- CURSOS PROFISSIONALIZANTES – PARCERIA COM O SENAI
- ASSESSORIA JURÍDICA: PARCERIA COM PROFISSIONAIS LIBERAIS (VOLUNTÁRIOS) E UNIVERSIDADES (curso de Direito)
- SEBRAE: CURSOS E PALESTRAS SOBRE EMPREENDERORISMO, ADMINISTRAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS NEGÓCIOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Quando do convite do Ministério Público Estadual – Comarca de São Simão e Polícia Militar do Estado de São Paulo, solicitando a implantação de um projeto para “ajudar/acolher” mulheres vítimas de violência, logo a equipe da ESCOLA SÃO PAULO/MINAS pensou em concepções libertadoras de rótulos ou títulos que se fixam no existir de cada pessoa. Daí o nome do projeto - FLOReSER e não “mulheres vítimas de violência”.
Considerando os preceitos da fenomenologia, o projeto nasceu na concepção de que essas mulheres NÃO SÃO MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA. Elas sofreram violência, mas isso não as define, não as paralisam neste viver. Elas, assim como todos nós, somos um DEVIR, pessoas em construção, acontecendo no mundo, nos constituindo (uns aos outros).
E é nesta premissa que nasce o FLOReSER, um projeto facilitador da promoção da qualidade de vida das mulheres participantes, suscitando uma compreensão do mundo e de si mesmas e, assim, encontrando caminhos e sentidos para suas existências.