
Projeto

O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
Jean-Paul Sartre

PROJETO FLOReSER
De acordo com o Ministério Público, São Simão é a terceira cidade em índice de violência doméstica por habitantes do estado de São Paulo.
Atendendo à esta demanda social a ESCOLA SÃO PAULO MINAS desenvolveu em parceria com o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura Municipal, SEBRAE e SENAI, o Projeto FLOReSER – que promove ações para o desenvolvimento da conscientização da sociedade para a redução da violência de gênero, violência intrafamiliar e o empoderamento feminino.
A proposta é incentivar e colaborar com o protagonismo feminino por meio de ações que orientam sobre independência econômica, saúde física, saúde mental, empoderamento sócio-político, prevenção da violência doméstica, respeito sexual e outros temas importantes para enfrentar os desafios do gênero, promovendo o crescimento, o fortalecimento da mulher e da sociedade.
Os temas são desenvolvidos através de oficinas, palestras e cursos, visando diminuir o impacto da violência na vida dessas mulheres, a reestruturação e fortalecimento emocional e a sua autonomia, fornecendo apoio emocional e o incentivo a reinserção profissional.
AÇÕES E INICIATIVAS JUNTO AS MULHERES
ACOLHIDA INDIVIDUAL DE CADA PARTICIPANTE ENCAMINHADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO E CRAS:
Neste primeiro contato será feito o prontuário de cada mulher e tem como principais objetivos: apresentar o projeto e conhecer cada participante, ouvir suas vivências, bem como saber sobre as suas expectativas e necessidades. Nesta etapa serão firmados também termos de consentimento e/ou de adesão às atividades do projeto.
ENCONTRO COM O GRUPO DE MULHERES E AS FACILITADORAS DO PROJETO
Após ouvir individualmente cada mulher, será feito encontros com as mulheres e as facilitadoras, onde cada uma das participantes poderá se apresentar e conhecer umas as outras.
O objetivo é que, ao conhecerem umas às outras, elas compartilhem suas vivências e emoções, se identifiquem como grupo e se fortaleçam como pessoas pertencentes à sociedade e autoras das suas existências.
Além do exercício de escuta e compartilhamento de histórias e vivências, serão realizadas dinâmicas de grupo e conversas temáticas com profissionais convidados. Alguns destes temas serão sobre empoderamento feminino, direitos, administração financeira (controle financeiro), e outros temas que as inspirem sobre o autocuidado, autorrealização e o resgate da cidadania.
s.
ESCUTA INDIVIDUAL
Com a supervisão de um(a) psicólogo(a), será feita uma escuta individual com cada participante que sentir necessidade de ser ouvida e acolhida individualmente. Serão conversas não diretivas, seguindo os preceitos de abordagens fenomenológicas, principalmente a abordagem fenomenológica humanista centrada na pessoa.
RELIZAÇÃO DE OFICINAS
Estamos oferecemos a oficina de dança junto com as mulheres da comunidade com os objetivos de:
- fornecer instrumentos que promovam o fortalecimento emocional e o resgate do autorrespeito e autovalorização de cada participante do projeto.
- Incentivar atividade física e autocuidado para que estas mulheres.
PALESTRAS EDUCATIVAS
Através das parcerias e profissionais de diversas áreas, oferecemos educação em direitos, cidadania, saúde e empreendedorismo.
CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Pela parceria já consolidada com o SENAI e SEBRAE, realizamos cursos voltados para esse público com empresas parceiras para a inserção no mercado de trabalho e noções de empreendedorismo sustentável.
Um pouquinho do que acontece por aqui!



