Como doar parte do seu Imposto de Renda

Já imaginou se você pudesse tirar um pouco do dinheiro que vai para o governo e investi-lo em uma boa causa? E se lhe dissermos que você pode? Isso mesmo, é possível direcionar parte do dinheiro do seu Imposto de Renda para determinados projetos sociais! Veja como é fácil fazer a doação.

Para doar parte do seu Imposto de Renda devido (imposto a pagar) inclusive o retido na fonte, basta seguir as recomendações abaixo, seja para pessoa física (IRPF: 6%) ou pessoa jurídica (IRPJ: 1%).

A doação se dá através do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) da Cidade de São Simão (SP), onde a Associação Beneficente de Ensino Profissionalizante São Paulo e Minas está inscrita. A destinação é feita ao FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) que fica com 10% das doações e os 90% restantes vão para a entidade ou projeto indicado pelo doador.

E TEM MAIS! Até 30/abril, pessoas físicas podem doar 3% do imposto devido referente ao ano base anterior (ano passado). As doações realizadas neste ano, que só podem ser destinadas ao FUMCAD/CMDCA, não podem passar de 3% do imposto devido, desde que o limite global de 6% não seja ultrapassado. Ou seja, quem já fez doações incentivadas no ano passado só vai poder, no máximo, inteirar o seu limite global de 6% neste ano. Quem ainda não doou também deve respeitar o limite de 3% para a próxima declaração.

Segundo a Receita Federal, o volume desse tipo de doação é baixo e o potencial de crescimento é enorme. De acordo com o Fisco, apenas 1,5% do potencial de doação do imposto devido do país é cumprido pelas pessoas físicas.

Como Doar?

 

Contribuição Mensal — Carnê Leão

A pessoa física que pagar o Imposto de Renda, apurado na declaração anual — MODELO COMPLETO — poderá efetuar a destinação ao FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), de até 6% (seis por cento) do Imposto Devido. Isto significa que do valor que se paga todo mês, em Carnê Leão, pode ser pago 6% do valor para uma entidade inscrita no CMDCA.

 

Declaração anual — Pessoa física ou jurídica

Para fazer a doação na declaração deste ano, siga a orientação abaixo:

  1. O doador deve calcular no MODELO COMPLETO, da declaração de renda, o valor do IMPOSTO A SER PAGO;

  2. Calcular do valor DEVIDO de imposto: 6% para Pessoa Física; ou 1% para Pessoa Jurídica;

  3. Efetuar o depósito IDENTIFICADO(com nome e CPF/CNPJ do depositante) do valor informado no imposto, a crédito da conta bancária do FUMCA.

O CMDCA enviará as informações sobre a doação à Receita Federal e emitirá o comprovante válido para fins fiscais, conforme exigido pela lei. O comprovante de depósito é o documento comprobatório da doação (seu recibo de pagamento), e deverá ficar com o doador, para que seja apresentado se necessário.